quarta-feira, 1 de junho de 2011

Noite histórica na colina

"Custou, mas depois veio a bonança". Os versos de Zeca pagodinho retratam bem o atual momento vascaíno. A última vez que o clube de São Januário conquistou um título de grande expressão no cenário nacional foi em 2000, com a conquista do o título Brasileiro. Depois disso o Vasco viveu uma enorme crise política e financeira, que acabou resultando no rebaixamento do clube para a segunda divisão nacional em 2008. O Vasco caiu, subiu, superou dificuldades internas(embora não por completo) e hoje está de volta a uma decisão como favorito. Hoje à noite, diante dos olhares atentos de mais de 25 mil torcedores, o Vasco dará o primeiro passo na decisão da Copa do Brasil. Passo que pode ser um marco em sua história atual.

Fazia tempo também que São Januário não era palco de uma decisão de grande porte(com o cruzmaltino em campo). A última grande decisão do Vasco no estádio ocorreu em 2000, quando o clube decidiu o torneio João Havelange no estádio(decisão que acabou não terminando, pois o alambrado caiu e a partida teve de ser remarcada). Hoje o estádio será palco de uma final disputada por duas equipes que vêm embaladíssimas na temporada: O Coritiba ficou sem perder por 29 jogos, enquanto o Vasco está sem perder por 19 partidas.

Pelo lado cruzmaltino, Éder Luis, no ataque e Ramon, na lateral esquerda, são os desfalques do Vasco para a partida. Márcio Careca entrará no lugar de Ramon enquanto Bernardo, que vêm de duas grandes partidas no Brasileirão, ocupará a vaga deixada por Éder. Na lateral direita Ricardo Gomes preferiu deixar a vaga em aberto: Tanto Allan(que vêm sendo titular, mas improvisado) quanto Fagner(que fez boa partida no fim de semana) podem começar como titular. A provável disposição tática do Vasco para a partida é a seguinte:



O Coxa não vêm ao Rio de Janeiro para se defender. o quarteto ofensivo formado por Davi, Rafinha, Anderson Aquino e Rafinha(ótimo jogador) deve levar muito perigo para o sistema defensivo do Vasco.
Leandro Donizete é desfalque, com lesão muscular. Pereira e Marcos Aurélio também são desfalques para a equipe paranaense. O técnico Marcelo Oliveira colocou em dúvida a escalação do volante Willian, que sentiu na partida contra o Corinthians. Caso ele não jogue, o garoto Djair deve entrar no time. Tcheco ficará no banco. O provável time que Marcelo Oliveira colocará em campo é o seguinte:



A tensão nos torcedores do Vasco é fato. Há tempos que o clube não conquista um grande título. porém hoje é dia de ir à São Januário e apoiar os noventa minutos. O Vasco, ultimamente, têm tido grandes dificuldades ao jogar em casa, pela grande pressão exercida pela torcida, por isso acho que o desempenho do torcedor cruzmaltino será fundamental para o time apresentar um bom futebol dentro de campo. O Vasco está a dois jogos de dar uma grande virada em sua história nos últimos anos e de fazer sua imensa torcida feliz de novo, mas ela terá de ajudar para isso.



Por Carlos Ramos(@CarlosRamos93)

Nenhum comentário:

Postar um comentário