segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cantou de Galo

   Com certa antecedência o Atlético Mineiro se declarou campeão do primeiro turno do campeonato brasileiro. No dia 19/08/2012, com a vitória sobre o antigo algoz Botafogo, a equipe de Minas sagrou-se campeã do 1º turno, com um jogo digno de final de campeonato, no estádio da Independência, a torcida comemorou talvez um adeus para uma sequência 'negra', ou alvinegra, na história do Galo. Uma independência de anos com muito sofrimento, desatrelando laços com derrotas e uma história recente um tanto vexaminosa, demonstrada através do último título conquistado que tenha certa relevância, campeão da série B de 2006, com exceção dos campeonatos estaduais.

(Foto: Paulo Fonseca / AE)

   O Botafogo apesar de não dominar as ações abriu o placar da partida, com Andrezinho, no 1º tempo. Através de uma falta 'esquecida' pelo árbitro da partida, o Atlético puxou um contra-ataque que resultou no gol de empate do Escudero, ainda na primeira etapa. A virada veio com uma falha grotesca na lateral direita do Glorioso, o que permitiu com que o camisa 49, Ronaldinho Gaúcho, recebesse uma bola livre e cruzasse para o meio da área, ocasionando no gol de Jô. O time carioca ainda achou forças entre as mudanças desesperadas do técnico Oswaldo de Oliveira para empatar a partida, com um penalti sofrido por Rafael Marques e cobrado por Andrezinho. Tal qual o 'Grito do Ipiranga', de D. Pedro de Alcântra, Neto Berola que entrou ovacionado pela torcida, no meio para o fim da partida, fez o último gol da partida, o que instigou a torcida presente no estádio da Independência bradasse, não 'Independência ou Morte', mas sim 'É campeão'.

   O time carioca precisa encontrar o bom futebol, que está perdido desde 2007. Os comandados do técnico Oswaldo de Oliveira terão que colocar a cabeça no lugar, pois no meio da semana tem o confronto de volta da partida sulamericana, contra a equipe do Palmeiras. A equipe paulista tem a vantagem de dois gols, o que dificulta para o Botafogo a passagem para a próxima fase. O elenco alvinegro é forte, mas possui uma grande fraqueza que vem do banco, o técnico. Todo e qualquer jogador que mostrava um mínimo de futebol, conseguiu ser descaracterizado devido a este esquema do 'mestre' Oswaldo, até mesmo o grande craque Seedorf, apresenta um futebol de nível médio, e quem já não possuía grandes habilidades conseguiu afundar mais ainda, por exemplo, Lucas, o lateral direito está perdido, deixa o sistema defensivo ineficiente. Enfim, que venha o Palmeiras e o Flamengo. Ah, e que Deus nos ajude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário